top of page
A importância dos primeiros 1000 dias
Os 1000 dias começam a ser contados a partir da gestação e vai até a criança completar 2 anos de vida!
Portanto, os 1000 dias compreendem 3 fases extremamente importantes para a formação dos hábitos alimentares e comportamentais da criança: gestação, amamentação e introdução alimentar.
Na gestação, a nutrição do bebê depende da alimentação e reservas maternas. Isso justifica a necessidade das futuras mamães estarem sempre atentas às escolhas alimentares e estilo de vida. Não só pelo bebê, mas pela sua saúde também!
A Organização Mundial da Saúde orienta o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. Os nutrientes do leite materno provêem das reservas e alimentação maternas, sendo necessário o cuidado com as escolhas alimentares também no período de amamentação. Além disso, o sabor e a composição do leite materno mudam a cada mamada, não é incrível?
E mais, a alimentação da mãe nesse período pode influenciar positivamente na aceitação dos alimentos durante a introdução alimentar.
Após completar 6 meses de vida, só leite materno não é suficiente para suprir as necessidades nutricionais do bebê e, então, chegamos ao tão esperado momento da ''papinha''. Chamamos esse período de introdução alimentar. Mas, e agora? O que pode? O que não pode? Amasso? Bato? Peneiro?
Tudo nessa fase será importante e, algumas vezes, determinante para a saúde dessa criança no futuro.
Por toda essa relação, o cuidado com a nutrição nos primeiros 1000 dias de vida do bebê é fundamental para garantir crescimento e desenvolvimento adequados, correta maturação imunológica e manutenção da saúde infantil e adulta, incluindo menor chance de ocorrência da obesidade infantil, um dos maiores problemas enfrentados pela saúde pediátrica hoje em dia.
Assista e entenda mais!
Ouça, entrevista a Rádio Nacional da Amazônia!
Entrevista ao Tarde Nacional - Rádio Nacional da Amazônia
00:00E-mail: os1000dias@gmail.com
bottom of page