Amamentação na primeira hora de vida!
- Nathalia G. Escudeiro
- 1 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Embora a cada ano a campanha pró Aleitamento Materno venha ganhando mais força e visibilidade, ainda temos que trabalhar MUITO para melhorar os índices de amamentação no Brasil.
Segundo a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS, 2008), 3,6% das nossas crianças nunca foram amamentadas e apenas 43% foram amamentadas na primeira hora de vida.

Uma das principais vantagens de oferecer a mama para o bebê na primeira hora de vida, é a de que este ato aumenta as chances de sucesso no aleitamento materno, diminuindo o número de desistências e de complicações.
Isso porque o recém-nascido nasce com o chamado ‘’reflexo de busca’’, ou seja, ele nasce com o instinto de achar a mama da mãe (assistam o vídeo). Inteligentemente, o organismo já prepara o bebê para buscar aquilo que ele precisa, e isso não se resume apenas ao alimento, mas também ao contato pele a pele com a mãe, o calor, a segurança, o aconchego, a calma... O bebê nasce buscando tudo isso em um único ato, o de amamentar.
O ‘’reflexo de busca’’ vai perdendo forças a cada minuto, e isso consequentemente, trará maiores dificuldades para uma pega correta futuramente, aumentando chances de fissuras, mastite e candidíase mamária.
Se o bebê tem a oportunidade de usar esse reflexo para sugar, por que vamos desperdiçá-lo?
A amamentação na primeira hora de vida reduz significativamente o número de mortalidade neonatal (de bebês com menos de 28 dias), e isso é muito sério. Dentre os fatores que poderiam estar relacionados a essa diminuição, podemos citar: prevenção de hipotermia pelo contato pele a pele, maiores chances de sucesso na amamentação e proteção contra infecções intestinais, pois o colostro acelera a maturação do intestino do bebê. Além disso, a fórmula oferecida como primeiro alimento, pode causar lesões intestinais, uma vez que não está preparado para receber este tipo de ‘’comida’’.
Mesmo no parto cesárea é possível colocar o bebê para mamar na primeira hora de vida, sim! na sala de cirurgia (claro, isso para um procedimento sem complicações).
Agora que você leu sobre isso e tem estas informações, não deixe passar.
Converse com seu médico sobre isso, diga que você gostaria de amamentar na primeira hora, e verifique se isso vai ser possível no hospital que você terá o bebê. Não deixe os benefícios desta primeira hora passar.
Comentários