7 sinais de pega incorreta!
- Nathália G. Escudeiro
- 18 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
E qual gestante já não ouviu a palavra ‘’pega’’? Se você ainda não ouviu, pode começar a se informar, porque basicamente é isso o que te guiará para o sucesso da amamentação.
Você pode não ter escutado falar da ‘’pega’’, mas com certeza já ouviu alguma mulher dizendo que doeu horrores para amamentar, que machucou, sangrou, empedrou, sofreu... Pois é, ai eu pergunto: como será que estava a ‘’pega’’ desse bebê? Será que alguém orientou a mãe ou a viu amamentando?

A ‘’pega’’ é a maneira com que o bebê abocanha a mama da mãe, aliás, a aréola! A mama seria algo complicado, é grande demais para a boquinha dele rs.
Se o bebê abocanhar a aréola de maneira incorreta, ele não vai conseguir ordenhar o leite direito, e isso vai gerar maior pressão no local, e a língua dele vai pressionar o mamilo (mais conhecido como bico) contra o palato duro (mais conhecido como céu da boca), causando as famosas fissuras.
Uma vez que a fissura surge, a mãe vai sentir mais dor e incomodo, vai acabar deixando de oferecer aquela mama machucada e, se não ordenha-la, poderá ocorrer o ingurgitamento mamário (famoso leite empedrado). Além disso, a fissura deixa uma porta aberta para fungos e bactérias, a mais comum é a contaminação por Candida albicans, a candidíase mamária.
Uma vez que o leite está empedrado, a mãe sente mais dor, mais pressão, mais incomodo e, conforme o tratamento dado a esta situação, podemos evoluir para uma mastite.
Perceberam a bola de neve por conta da abocanhada errada? Digo, pega incorreta? rs
Existem alguns sinais que indicam que o bebê está fazendo a pega de maneira incorreta. Vou listar 7 destes sinais, e caso você note 1 deles, retire o bebê da mama - usando o dedo mindinho para retirar o vácuo e não machucar (como na foto) – e coloque-o novamente para mamar.
SINAIS DE PEGA INCORRETA:
1- Barriga do bebê para cima e só a cabeça lateralizada.
2- Bochechas afundadas, com covas.
3- O bebê abocanha só o mamilo (bico).
4- Aréola bem visível, não coberta pela boquinha do bebê.
5- Lábios virados para dentro.
6- Barulho durante sucção.
7- Dor ao amamentar (dor é diferente de sentir sugar forte. Cada mulher tem sensibilidade diferente à dor, mas amamentar não deve ser dolorido).
Notou um destes itens, já sabe... Retirar e colocar novamente na mama.
Lembrando que amamentar na primeira hora de vida facilita a pega correta, e o bebê guarda mais facilmente na memória. Falamos já disso aqui, lembram? (clique aqui)
Uma boa pega é primordial para o sucesso da amamentação, pois previne boa parte das complicações que envolvem esta fase dos 1000 dias de vida.
Para estas instruções iniciais, ou até mesmo para orientações em situações já agravadas pela pega incorreta, saiba que a Consultora em Amamentação pode te ajudar (e muito!) a superar e a continuar com a amamentação.
Caso se interesse por saber mais sobre este serviço de consultoria em amamentação, entre em contato comigo! Beijoooos!
Não esqueçam de comentar, curtir, compartilhar e divulgar para quem está vivendo ou quer viver estes momentos =]
Komentarze