Os cuidados com as mamas ainda na gestação!
- Nathalia G. Escudeiro
- 1 de abr. de 2017
- 3 min de leitura
Mesmo durante a gestação, a mulher já tem algumas preocupações sobre o período de amamentação. São tantas as dúvidas para essa novidade de ter um bebê que, apesar da amamentação fazer parte delas, este período acaba ficando esquecido, e os cuidados e informações coerentes sobre o assunto são pouco falados.
O início da amamentação muitas vezes determina se aquela mãe vai dar continuidade, ou não, ao processo. Os números nos provam isso. A média de aleitamento materno exclusivo no Brasil é de 54 dias, ou seja, nossas crianças são amamentadas exclusivamente por menos de 2 meses, tempo longe (bem longe mesmo) do ideal de 6 meses, indicado pela Organização Mundial da Saúde.
É claro que este número é resultado de vários fatores, mas acredito que a partir do momento em que se tem uma população ‘’empoderada’’ de informações corretas e claras, é possível mudar esta triste realidade e proporcionar ainda mais saúde para nossas crianças e confiança para as mamães.
Vou discutir alguns cuidados que as mamães podem tomar, ainda na gestação, para preparar as mamas para o período da amamentação.

1) Sobre hidratante nas mamas...
As estrias são uma das grandes preocupações das futuras mamães, e sim, podemos fazer uso dos cremes que prometem evitá-las. PORÉM é preciso ter cuidado. Deve-se passar o creme apenas nas mamas! NÃO passar na parte escura das mamas (aréola e mamilo), pois uma super hidratação desta área pode aumentar as chances do surgimento de fissuras posteriormente.
Resumindo: pode passar SÓ nas mamas, aréola e mamilo não devem ser hidratados.
2) Sobre higienização das mamas...
Não é necessário higienização especial no período da gestação. O uso excessivo de sabonetes podem retirar a lubrificação e hidratação natural da aréola e mamilo, e isso pode aumentar as chances de fissuras posteriormente. No período de amamentação, o cuidado quanto a higienização terá mais impacto no que diz respeito ao ambiente em que o bebê será amamentado, e ao uso de alguns utensílios como conchas, absorventes e placa de hidrogel.
3) Sobre banho de sol nas mamas...
É provado que expor as mamas ao sol durante a gestação, por 10-15 minutos, pode diminuir chances de fissuras posteriormente. Essa exposição deve acontecer em frequência diária, se possível.
4) Sobre esfregar bucha/toalha/escova nos mamilos...
Jamais faça isso. Não há nenhuma comprovação de que esta prática reduza as chances de fissuras, pelo contrário, isto as vezes é tão traumático física e psicologicamente para a mulher, que ela sente dor a toa e quando chegar o momento de amamentar o bebê, o medo é tanto que pode haver bloqueio na saída do leite. Além disso, estimular os mamilos com estes instrumentos pode causar liberação de ocitocina, podendo causar trabalho de parto prematuro e até abortos. O fato da aréola e mamilo ficarem mais escuros, prova que o nosso corpo dá conta sozinho de fortalecer a área, sem precisar de mais nada.
5) Sobre uso de sutiãs...
Desde a gestação é importante que as mamães se preocupem em adquirir e utilizar sutiãs especiais para o período. Eles devem ser confortáveis e específicos. O uso de sutiãs incorretos podem causar compressão dos ductos, ocasionando empedramento do leite.
6) Sobre ‘’bicos’’ invertidos...
Primeiro vamos esclarecer: o bebê não mama bico, ele mama a aréola. Ou seja, o fato da mamãe não ter bico, não significa que ela não conseguirá amamentar. A mulher que tem bico invertido, ou plano, poderá ter mais dificuldades, mas com a informação e apoio corretos, a amamentação pode rolar normalmente. As massagens e estímulos que são tão recomendados na gestação para a formação do bico nem sempre funcionam, e também podem causar a liberação de ocitocina, aumentando chances de trabalho de parto prematuro e aborto. O seu bebê saberá se adequar ao seu estilo de mamilo.
7) Sobre uso de pomadas...
Existem alguns produtos que prometem evitar o surgimento de fissuras, mas não caiam nessa. O fato de passar pomada na aréola e mamilo a fim de evitar futuras fissuras, pode ter o efeito contrário! Isso mesmo. A pomada acaba hidratando a área e caímos no mesmo problema dos hidratantes. Então, o uso de pomadas pode aumentar a chance de fissuras. Já ouvi relatos de mulheres que usaram pomadas na gestação e adivinhem? Elas tiveram fissuras.
De maneira geral, nosso corpo se prepara de maneira brilhante para a amamentação. Nós quem inventamos maneiras, produtos e crenças para que possamos passar por este período mais tranquilamente. Por isso volto a dizer, estar bem informada e orientada é o jeito mais eficaz de passar por isto de forma serena, tranquila e confiante.
Gostou? Então não esquece de curtir, compartilhar e deixar seu comentário =]
Beijooooos!
Comments