top of page
Os 1000 dias
Tags relacionadas:
Redes Sociais
Doe Leite Materno

6 afirmações sobre amamentação: SIM ou NÃO?

  • Nathalia G. Escudeiro
  • 18 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura

Quantas afirmações rondam esse período né, mamães? Uma é a vó que fala, outra a sogra, a mãe, a vizinha, a amiga...

Agora... Será que tudo é verdade? Será que tudo tem comprovação científica e podem ser seguramente levadas a sério?

Vou discutir brevemente 6 afirmações que ouvimos bastante por aí e geram bastante dúvida e polêmica!

1) ‘’Meu leite é fraco.’’

NÃO, não existe leite fraco. O leite muda ao longo dos primeiros dias e durante a mamada. No início ele parece mais amarelo e concentrado, mas com o passar dos dias ele muda e vai ficando ‘’aguado’’. Outra coisa é que no início da mamada o leite é mais aguado (devido maior quantidade de água e eletrólitos) e ao final é mais gorduroso.

2) ‘’Se eu comer canjica, vou ter bastante leite?’’

NÃO, não existe um alimento que faça você ter mais leite. O que mais influencia na quantidade de leite produzida é a hidratação e, o mais importante, o ato de amamentar. Quanto mais o bebê mamar, mais leite você terá.

3) ‘’Tomar sol nas mamas ajuda a evitar rachaduras?’’

SIM. Tomar sol por 10-15 minutos todos os dias nas mamas faz com que a Vit D seja produzida. Ela deixa a pele da região mais fortalecida e isso ajuda na prevenção de fissuras. O ideal é tomar sol já na gestação e continuar durante a amamentação.

4) ‘’Passar o próprio leite na rachadura ajuda na cicatrização?’’

SIM. Em caso de rachaduras, a mãe deve passar um pouco do próprio leite nas mamas, muitas vezes isso é suficiente para tratá-las Durante a gestação, evite passar cremes/pomadas na parte escura na mama (aréola/bico), porque isso deixa o local muito hidratado e aumenta chances de fissuras. A aréola tem hidratação natural, na medida certa.

5) ‘‘Tenho seios grandes, então terei bastante leite.’’

NÃO. O tamanho dos seios não determina se você vai ter muito ou pouco leite. O tamanho normalmente está associado ao tecido gorduroso das mamas, e não ao tecido glandular, responsável pela produção.

6) ‘’Meu filho me viu comendo, e ficou com vontade.’’

NÃO. O bebê é apenas curioso, pois está vendo você colocar algo diferente na boca. Ele fica CURIOSO, e não com vontade. O bebê na fase oral do desenvolvimento, vai achar tudo o que você levar a boca interessante. Nenhum outro alimento deve ser oferecido para o bebê antes dos 6 meses.

Se você tem alguma dúvida, mande para mim! Terei o maior prazer em esclarecer.

Comments


© 2017 por Os 1000 Dias. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page