Tô grávida!!! Pronta para comer por 2!
- Nathália G. Escudeiro
- 9 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Que sensação maravilhosa quando a mulher descobre que está grávida, não? E ainda depois dessa linda notícia, vem aquele pensamento de poder comer por 2, agora eu enfio o pé na jaca!
A fase da gestação é o momento onde o corpo se prepara para gerar, abrigar, nutrir, parir e amamentar o bebê. Portanto, não é fase para dietas loooooucas porque é inevitável... A mulher vai ganhar peso, aliás, ela DEVE ganhar peso. Então nada de dietas da moda e restrições sem necessidade!

Voltando ao assunto principal, comer por 2 também não é uma boa ideia. Afinal, o seu bebê ainda não ‘’come’’ por 1 inteiro de você, concorda? É normal que a mulher sinta – talvez – mais fome que o normal, e isso é facilmente explicado devido ao aumento das necessidades energética e proteica do período, que garantirão e promoverão adequado ganho de peso, desenvolvimentos fetal e placentário normais e reservas para o período de amamentação.
Maaaaas, esse aumento não é GIGANTE em termos de calorias. E digo mais, esse aumento varia entre os trimestres, sendo o 1o o que menos altera e o 3o o que mais altera. Então nada de comer por 2, ok?
Vou explicar em números...
No 1o trimestre (< 14 semanas), em média, há acréscimo de 85kcal/dia, no 2o trimestre (14-27 semanas) a média é de 285kcal/dia e no 3o (28 ou + semanas) podemos chegar ao acréscimo de 475kcal/dia. Vendo os números já dá para ter uma ideia que o período que mais engorda é no último trimestre, então nada de exagerar logo no início! Se não depois a nutri vai pegar no pé, ein... Porque o que determinará o que ainda falta ganhar são os quilos já adquiridos.
Em termos de alimento, essas quantidades a mais de calorias não é quase nada. Quando a nutri adequar as refeições do seu dia, fracionar a dieta e atender as necessidades, você nem vai perceber de onde veio as calorias adicionais. Pode vir de 1 colher a mais de arroz, uma porção a mais de leite e derivados ou, até mesmo, de uma nova refeição, já que recomendamos 6 refeições/dia e, se a Mamãe está fazendo 4 refeições no dia, só de colocarmos e adequarmos mais 2 no dia dela, atingimos esse aumento. Então, nada de comer por 2, ok?
(IMPORTANTE: estes valores são os recomendados para mulheres que engravidaram com o peso adequado e que não possuem qualquer doença associada. Os acréscimos podem ser alterados conforme atividade física praticada.)
O adequado ganho de peso na gestação é fator protetor contra complicações maternas (diabetes, hipertensão, descolamento de placenta, desnutrição) e fetais (bebê nasce com pouco ou muito peso, comprimento pequeno).
Portanto, engordar de menos ou demais, pode trazer malefícios e complicações no bebê. Não deixe de fazer um acompanhamento nutricional.
A gestação é o início da vida do seu bebê, podendo determinar boa parte de sua saúde a longo prazo!
E lembre-se, a gestação é o momento de ganhar peso. Independentemente do quanto pesava antes ou do quanto já engordou, emagrecer jamais será uma conduta adequada. O acompanhamento desse ganho de peso deve ser controlado e mantido, mas a gestante não deve emagrecer.
Beijoooos!
Não deixem de curtir a matéria, deixar comentários e sugestões =]
Comments