top of page
Os 1000 dias
Tags relacionadas:
Redes Sociais
Doe Leite Materno

O que tem na lancheira? Parte 1

  • Nathalia G Escudeiro
  • 9 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

Existem alguns produtos que já são feitos especificamente para lanchinhos, não é mesmo? Tem tamanho e embalagem adequados, além de terem um gosto bem agradável para o paladar dos pequenos.

Mas, será que nutricionalmente eles são adequados? Ou melhor, será que eu realmente preciso comprar itens prontos como bolinhos, sucos, achocolatados e bolachas para compor a lancheira da criançada?

Que lanches industrializados devem ser evitados das lancheiras vocês já devem ter lido em algum lugar e até escutado em algum programa de TV, certo? Mas ai vem aquela dúvida sobre o que eu vou colocar no lugar do bolinho, da bisnaguinha, da bolacha? E o suco de caixinha, como não mandar? E o que considero principal, por que é tão ruim estes produtos?

Pensando nisso, e atendendo ao pedido de uma leitora, vou listar alguns produtos que usualmente fazem parte da lancheira das crianças, explicar o porque não devem estar na lancheira e sugerir opção de substituição.

1) Bisnaguinha, sim ou não?

Nem sim, nem não. Agora ainda temos a versão integral no mercado, mas mesmo assim acho que temos melhores opções. O que me incomoda neste tipo de produto é a questão do uso de estabilizastes, conservantes, gorduras e açúcares, por isso a melhor opção é sempre aquela mais caseira possível, você faz o pãozinho ou compra lá na padaria um por fabricação própria, enfim.

Na versão integral, fiquem atentos para não caírem no conto do vigário, ok? Na lista de ingredientes, qual o primeiro ingrediente? Se não for farinha de trigo integral, já descarta porque já se entende como um ‘’Q’’ de pegadinha. Na minha opinião, vendo as opções do mercado, comprar um pacote de pão de forma integral, daqueles com sementes e afins, atende melhor quanto a quantidade de fibras, e pode estar presente na lancheira do seu filho(a).

Além disso, acho que se fizer uma pesquisa e cálculos de porções, pode até sair mais barato o pão de forma integral do que o pacote de bisnaguinha integral.

2) Achocolatado de caixinha (toddynho, nescauzinho), sim ou não?

Eu diria nunca. Infelizmente a quantidade de açúcar nestas bebidas é de horrorizar. Uma caixinha (200 ml) contém 29g de açúcar, o equivalente a 6 saquinhos de açúcar daqueles de cantina/padaria, sabem?! Cada um daquele tem 5g, agora imagina você pegar seu leitinho e colocar 6, SEIS, saquinhos daqueles. Pois é, um horror. Quer dar leite com chocolate para seu filho, compre aquele chocolate do padre, ou qualquer versão que seja 50% cacau, ou até mais, de preferência. Estes de 50% costumam ter o equivalente a 2 saquinhos de açúcar destes que citei acima. Claro, em 1 colher de sopa, né? Já é um começo. Ah, mas como mando para a escolinha isso? Garrafa térmica. Ah, mas na escolinha não pode levar. Então essa escola precisa mudar URGENTE estas normas que vão contra a saúde das crianças. ps: este produto tem versão light. Como assim um produto, teoricamente destinado às crianças, tem versão light?! Se tem adulto que gosta e opta pelo light, você ainda vai dar o ‘’normal’’ para a criança? Pense...

***Este post vai ter continuidade, apontarei outros tantos produtos!!! Fiquem por dentro!

Beijooooos!

Comments


© 2017 por Os 1000 Dias. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page