O que tem na lancheira? Parte 2
- Nathalia G. Escudeiro
- 13 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Essa matéria faz parte da série ''O que tem na lancheira?''.
Já estamos na segunda matéria, e nesta parte 2 vou discutir sobre bolinhos #namaria e bolachas recheadas!
Você pode acessar a outra matéria pelo link aqui: PARTE 1 ou procurar pelo índice na lateral do site, pelas tags: lancheira, dicas, alimentação infantil.

Existem alguns produtos que já são feitos especificamente para lanchinhos, não é mesmo? Tem tamanho e embalagem adequados, além de terem um gosto bem agradável para o paladar dos pequenos.
Mas, será que nutricionalmente eles são adequados? Ou melhor, será que eu realmente preciso comprar itens prontos como bolinhos, sucos, achocolatados e bolachas para compor a lancheira da criançada?
1) Bolinhos, sim ou não?
Não. Estes bolinhos tem o equivalente a 5 saquinhos daqueles de açúcar que citei. Pensa... Um bolo caseiro, que rende em média 20-25 fatias, você vai ter em cada pedaço uns 2 saquinhos de açúcar (considerando uma receita que use 1 xícara de chá de açúcar), então melhor fazer um bolo simples e mandar na lancheirinha, não acham? Que você faça meia receita e coloque em forminhas de muffins ou cupcakes, vai ser uma opção muito melhor, sem dúvida.
2) Bolacha recheada doce, sim ou não.?
Não. Em média, de 2 a 3 bolachas contém o equivalente a 4, PASMEM, quatro, saquinhos daqueles de açúcar. Além disso, estes recheios são cheios de gordura hidrogenada, e podem acreditar em mim, certamente tem sim, gordura trans. Infelizmente, nossa legislação permite que até certa quantidade não seja necessário informar no rótulo a presença de gordura trans. Absurdo, uma vez que tenho direito de saber o que estou comendo, né? Mas, enfim... O que sugiro: dê preferência as versões sem recheio, mais simples e aquelas que tenham mais ingredientes conhecidos do que desconhecidos ;)
Radicalismo não é muito a minha praia, digamos assim. Porém, enquanto formos responsáveis pelo o que oferecemos as crianças, devemos escolher pensando no melhor para sua saúde. Lancheira é algo que a criança utiliza todos os dias, então estas respostas cabem ao consumo diário destes produtos que devem, sim, ser evitados.
O consumo esporádico ou de urgência, não seria capaz de atrapalhar uma alimentação que se mantém, em maior parte do tempo, saudável e livre de açúcares e sal.
Gostaram das dicas? Então não deixe de curtir, comentar e compartilhar! Teremos a parte 3! Fiquem atentos ;)
Beijos!!!
Comments