O que tem na lancheira? Parte 3
- Nathália G. Escudeiro
- 27 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Essa matéria faz parte da série ''O que tem na lancheira?''.
Já estamos na terceira matéria, e nesta parte 3 vou discutir sobre sucos de caixinha e bolacha recheada salgada!
Você pode acessar as outras matérias selecionando a categoria: LANCHEIRA na lateral da página, ou procurar pelas tags: lancheira, dicas, alimentação infantil. (Link para as outras matérias).

Existem alguns produtos que já são feitos especificamente para lanchinhos, não é mesmo? Tem tamanho e embalagem adequados, além de terem um gosto bem agradável para o paladar dos pequenos.
Mas, será que nutricionalmente eles são adequados? Ou melhor, será que eu realmente preciso comprar itens prontos como bolinhos, sucos, achocolatados e bolachas para compor a lancheira da criançada?
1) Suco de caixinha, sim ou não?
Depende. A maioria dos sucos de caixinha são péssimos pelo mesmo motivo do achocolatado. Uma unidade vai ter em torno de 5-6 saquinhos de açúcar, além dos conservantes todos e dos xaropes de glicose/milho e afins. Agora eu digo depende, pois há marcas no mercado que não possuem açúcar de adição, ou seja, quando você lê a lista de ingredientes você não encontra as palavras: açúcar, açúcar invertido, xarope de glicose/milho ou frutose, e nem conservantes. E aí vale a pena eu dizer algumas marcas: suco de maçã da Yakult, Suco do Bem (alguns!!), Suvalan (alguns!!), DellValle (novo!), Natural One, GreenDay. Outra sugestão é mandar o suco natural ou integral de uva/maçã na garrafinha térmica.
2) Bolacha recheada salgada, sim ou não?
Gente, não dá. Recheio salgado, imagina o que tem nesse recheio... É gordura hidrogenada, açúcar, açúcar invertido, realçador de sabor glutamato, enfim. Nesse caso nem as mais simples se salvam devido à presença de gordura hidrogenada/creme vegetal e de açúcar na lista de ingredientes. O que sugiro: bolinhos caseiros salgados, podem ser de arroz, de batata, mandioquinha, cará, abóbora, cenoura, enfim... e nas versões de bolinhos salgados ainda é possível congelar as porções assadas, e guardar por 20 dias no freezer de casa, retirando e aquecendo quando for mandar na lancheira do filhote. Muffin salgado, uma delícia!
Radicalismo não é muito a minha praia, digamos assim. Porém, enquanto formos responsáveis pelo o que oferecemos as crianças, devemos escolher pensando no melhor para sua saúde. Lancheira é algo que a criança utiliza todos os dias, então estas respostas cabem ao consumo diário destes produtos que devem, sim, ser evitados.
O consumo esporádico ou de urgência, não seria capaz de atrapalhar uma alimentação que se mantém, em maior parte do tempo, saudável e livre de açúcares e sal.
Gostaram das dicas? Então não deixe de curtir, comentar e compartilhar! Teremos a parte 4! Fiquem atentos ;)
Beijos!!!
Comments