Você sabe o porquê os bebês fazem careta e ''cospem'' a comida?
- Nathalia G. Escudeiro
- 10 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
E chega o tão esperado dia de dar a primeira papinha... E ai o bebê cospe mais do que engole, tem mais comida no babador e no nariz do que na boca, e ele ainda faz vááárias caretas a cada ‘’colherada’’...
E logo vem a frase: ‘’Ixi, não gostou da manga!’’, ‘’Ixi, esse vai ser igual o pai, não come feijão!’’ ou qualquer outra afirmação de que o bebê não gostou. E isso já está definido ali, pela careta e ‘’cusparada’’ da PRIMEIRA oferta...

As caretas são apenas sinais de estranheza do bebê, não só em relação ao sabor mais exacerbado do alimento em relação a quando ele estava ‘’camuflado’’ no leite materno, mas principalmente pela diferença da TEXTURA.
Imaginem... Até agora o bebê só se alimentava com o leite e, portanto, só conhecia uma textura: a líquida! Aí - do nada - alguém oferece uma coisa colorida, em uma textura que não é só engolir, é preciso mexer a língua pra um lado, depois pro outro e... vem todas aquelas caretas fofas e esquisitas!
É natural que as caretas saiam, afinal, a textura dos alimentos não é (e não deve ser) líquida, e isso é totalmente estranho ao que ele conhecia até o momento.
A cada nova textura e sabor, o bebê vai se acostumando e fazendo cada vez menos careta.
Aaaaah mas ele cuspiu tudo, nutri! Não gostou, senão teria engolido...
E eu digo, será?
A língua do bebê está apta para fazer o movimento de ordenha da mama. Para isso, a língua fica em posição protusa (para frente). Enquanto mama, a língua do bebê não volta para dentro da boca, ela fica o tempo todo mais para fora para pressionar a aréola e retirar o leite.
Agora pensemos como nós fazemos para comer...
O alimento chega na boca, nós o colocamos para dentro da boca COM A LÍNGUA, e com ela jogamos a comida para um lado e para o outro e, ainda com a língua, levamos o alimento ao fundo da boca para ser deglutido.
Será que o bebê, que antes só engolia líquido e mantinha a língua mais fora do que dentro da boca, vai conseguir fazer isso que nós fazemos? Então... não vai.
A língua do bebê ainda vai ficar mais para fora do que para dentro, e isso faz com que a papinha seja ‘’cuspida’’. A língua do bebê não consegue fazer o movimento de levar o alimento pra o fundo e jogá-lo para as laterais, só consegue empurrar para fora, como fazia para mamar!
Caretas e ‘’cuspidas’’ não são sinais de rejeição ao alimento, são demonstrações físicas da imaturidade do paladar e sistema digestório do bebê. Por isso, é tão importante estar atento à fase de introdução alimentar.
Não deixe de oferecer o mesmo alimento só por caretas feias e fofas, eles aprendem rápido =]!
Gostaram da matéria?
Então não deixem de compartilhar, comentar e curtir!
Beijos!
コメント