top of page
Os 1000 dias
Tags relacionadas:
Redes Sociais
Doe Leite Materno

O que tem na lancheira? Parte 4

  • Nathália G.Escudeiro
  • 12 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Essa matéria faz parte da série ''O que tem na lancheira?''.

Já estamos na quarta matéria, e nesta parte 4 vou discutir sobre leite fermentado e frios!

Você pode acessar as outras matérias selecionando a categoria: LANCHEIRA na lateral da página, ou procurar pelas tags: lancheira, dicas, alimentação infantil. (Link para as outras matérias).

Existem alguns produtos que já são feitos especificamente para lanchinhos, não é mesmo? Tem tamanho e embalagem adequados, além de terem um gosto bem agradável para o paladar dos pequenos.

Mas, será que nutricionalmente eles são adequados? Ou melhor, será que eu realmente preciso comprar itens prontos como bolinhos, sucos, achocolatados e bolachas para compor a lancheira da criançada?

1) Leite fermentado (Yakult, Chambinho), sim ou não?

Não. Esse produto é quase um caso de amor com a maioria de nós. Quem nunca saiu no ‘’tapa’’ com o irmão por causa de um gole do Yakult, não é? Produto com probiótico, excelente... Só que não. Primeiro os tais dos lactobacilos ‘’vivos’’ podem estar mortos quando você for beber, isso porque eles são muito sensíveis a oscilação de temperatura. Pensem... no mercado ele está refrigerado, ai você coloca no seu carrinho, vai pra fila do caixa por mais alguns minutos, coloca no carro, está no caminho de casa, descarrega o carro, tira das sacolas, lava antes de por na geladeira e finalmente ele volta para a refrigeração. Conclusão: lactobacilos mortos. Além disso, se vocês lerem os ingredientes, temos açúcar + glicose para adoçar 80ml de bebida, são quase 3 pacotinhos daqueles de açúcar para 80ml. Eu não sei se vocês sabem, mas os dentistas costumam não gostar muito desse produto também, devido a alta concentração de açúcar (alimento para o bichinho da cárie) e por ser fermentado. Se beber, escove os dentes imediatamente. O que indico: pensando na saúde intestinal do seu filhote, pode ser trocado por um iogurte natural batido com alguma fruta mais docinha, que tal? Só não dá para levar na lancheira, agora caso a escolinha acondicione sob refrigeração ou a bolsinha seja térmica, ok. De qualquer maneira, nem um nem outro podem ficar muito tempo fora da geladeira.

2) Frios, sim ou não?

Depende. O maior problema dos frios é a quantidade de coisa que ele tem e a gente não sabe (leiam os ingredientes) e a quantidade de sódio. 1 fatia de presunto tem 138mg de sódio e 1 de peito de peru tem 116mg, é muita coisa para cerca de 13g, peso em média de 1 fatia. O que eu sugiro: que tal rechear o lanchinho com um patê caseiro? Juntar um pouquinho de frango desfiado ou atum ralado, misturar com uma cenourinha ralada, salsinha e para dar cremosidade, um queijo tipo cottage ou ricota ou tofu (para quem já tem o costume) ou um tiquinho de requeijão ou creme de ricota. Melhor né? Além disso, a família toda pode dividir ;)

Aguardem que tem mais essa série de matérias!!!

Estão gostando? Deixem comentários, sugestões, dúvidas!

Beijos!!!

Comments


© 2017 por Os 1000 Dias. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page