Fibras na gestação: 5 motivos para consumir!
- Nathalia G. Escudeiro
- 2 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
De maneira geral, é sabido que o consumo de fibras é algo importante em qualquer fase da vida.
As fibras tem relação com o bom funcionamento do intestino, com a regulação do diabetes e do colesterol. Além disso, estudos atuais relacionam a ingestão das fibras com a prevenção do câncer de cólon, por exemplo.

Basicamente existem 2 tipos de fibras, as solúveis em água e as insolúveis.
Cada uma exerce um papel diferente no que diz respeito as vantagens do consumo de fibras. Porém, para pessoas saudáveis, é importante que haja consumo de ambos os tipos.
De maneira bem prática, digamos assim, vou explicar uma destas diferenças. Sabe aquela história de comer maçã quando estamos com o intestino ‘’solto’’? Então... Se nós comermos a maçã com a casca, o quadro de diarreia pode piorar, pois a casca é rica em fibra insolúvel, responsável por causar mais movimentos no intestino e diminuir o tempo de trânsito intestinal.
O correto para este caso, é consumir a maçã sem a casca, com maior consumo de fibra solúvel, responsável por aumentar o tempo do trânsito intestinal, permitindo maior retirada de água das fezes, o que pode melhorar o quadro de diarreia.
Portanto em alguns casos específicos de doença ou problemas intestinais, o tipo de fibra pode influenciar. Mas, de modo geral, ambas fazem parte de uma dieta saudável.
Mas quais os benefícios do consumo de fibras durante a gestação?
Vou listar 5 deles para que, a partir de hoje, você possa adquirir este hábito e se beneficiar de todas as vantagens!
1. Ajuda no funcionamento do intestino:
Estimula os movimentos intestinais por aumentar o volume das fezes. Ingerir água potencializa essa estimulação.
2. Previne o surgimento de hemorroidas:
Com a melhora do hábito intestinal, a dupla água + fibras faz com que a constipação (prisão de ventre) seja rara e, com isso, a gestante fica menos tempo tentando evacuar, portanto menos propícia ao surgimento de hemorroidas.
3. Ajuda no controle de peso:
É fato que as fibras promovem a sensação de saciedade, e assim a gestante tem menos fome e acaba ‘beliscando’ menos durante o dia.
4. Diminui as chances de desenvolver diabetes gestacional:
A ingestão de fibras faz com que a glicose (açúcar) chegue mais lentamente no sangue, evitando grandes picos de glicose no sangue.
5. Diminui as chances de eclâmpsia e pré-eclâmpsia:
As fibras ajudam no controle de peso, por promover maior saciedade, e o excesso de peso é fator de risco para aumento da pressão arterial. Controla os níveis de colesterol, pois as fibras tem alta afinidade com esta gordura, ajudando a eliminá-la pelas fezes.

Gostaram da matéria?
Não deixem de curtir,compartilhar e comentar!
Beijooooos!
Comments