top of page
Os 1000 dias
Tags relacionadas:
Redes Sociais
Doe Leite Materno

O que tem na lancheira? Parte 5

  • Nathalia G. Escudeiro
  • 5 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

Essa matéria faz parte da série ''O que tem na lancheira?''.

Já estamos na quinta matéria, e nesta parte 5 vou discutir sobre queijo processado e salgadinhos!

Você pode acessar as outras matérias selecionando a categoria: LANCHEIRA na lateral da página, ou procurar pelas tags: lancheira, dicas, alimentação infantil. (Link para as outras matérias).

Existem alguns produtos que já são feitos especificamente para lanchinhos, não é mesmo? Tem tamanho e embalagem adequados, além de terem um gosto bem agradável para o paladar dos pequenos.

Mas, será que nutricionalmente eles são adequados? Ou melhor, será que eu realmente preciso comprar itens prontos como bolinhos, sucos, achocolatados e bolachas para compor a lancheira da criançada?

1. Queijo processado (Poleng**), sim ou não?

Não. Eu não entendo um queijo que não precise ficar na geladeira, me soa meio estranho, vocês não acham? Claro, tem queijos curados que não ficam refrigerados, mas este processado e mole, está na cara que tem conservantes à rodo. Comer uma vez ou outra, não vai estragar uma alimentação que em boa parte do tempo é consciente. Mas, vamos usar o queijo minas frescal? Se vocês lerem os ingredientes desse último vão conhecer os ingredientes, agora se olharem desse outro ai, xiii... não sei não. O consumo deve ser bem moderado!

2. Salgadinho, sim ou não.

Não. Estes produtos tem gordura e sódio que não acabam mais, daria para 1 semana inteira!

E tem uns que ainda tem xarope de milho (''tipo'' de açúcar), além de conservantes e estabilizantes. Leiam o rótulo e percebam que vocês não conhecem boa parte dos ingredientes. O que sugiro: ai vale investir naquilo que a criança curte comer e é saudável. Se gosta de cenoura, corte-a em palitos. O mesmo pode fazer com o pepino. Se gosta de tomate, pique-o (se for oferecer o cereja, corte-o ao meio para evitar engasgos). Se gosta de batata, corte-a em palito grosso, asse-a e coloque na lancheira. Faça o mesmo com as frutas da preferência da criança. Mas ai vem um probleminha... toda a sexta-feira é dia do ‘’porcaritos’’ na escola, e eu faço o que? Pois é, difícil... Bom, se seu filho(a) tiver menos de 2 anos, ignore e até vale ir lá bater um papo com a coordenação sobre o que é alimento de adulto e o que é alimento de criança. Mas, se for maior de 2 anos, vale conversar e negociar quantidade. Não mande um pacote inteiro, faça um mix do ‘’porcaritos’’ com a sua opção.

Radicalismo não é muito a minha praia, digamos assim. Porém, enquanto formos responsáveis pelo o que oferecemos as crianças, devemos escolher pensando no melhor para sua saúde. Lancheira é algo que a criança utiliza todos os dias, então estas respostas cabem ao consumo diário destes produtos que devem, sim, ser evitados.

O consumo esporádico ou de urgência, não seria capaz de atrapalhar uma alimentação que se mantém, em maior parte do tempo, saudável e livre de açúcares e sal.

Gostaram das dicas? Então não deixe de curtir, comentar e compartilhar! Teremos a parte 3! Fiquem atentos ;)

Beijos!!!

Commentaires


© 2017 por Os 1000 Dias. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page