top of page
Os 1000 dias
Tags relacionadas:
Redes Sociais
Doe Leite Materno

O que é que tem na papinha do neném?

  • Nathalia G. Escudeiro
  • 10 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Uma das maiores dúvidas quando o bebê vai começar a se alimentar das famosas papinhas é exatamente essa: o que eu tenho que colocar na sopinha? Posso isso? Posso por aquilo?

E pasmem, é MUITO mais simples do que você pode imaginar. Corre, chama a mamãe, o papai, a vovó, a babá, todo mundo para ler essa matéria e ficar ‘’expert’’ no tema: COMPOSIÇÃO DE PAPAS!

Lição 1:

Não é sopa, sopinha, sopão. Esses termos podem confundir muito. Parece que é algo aguado, misturado, triturado, só com legumes e caldinho. E isso não tem NADA a ver com o que deve ser uma papa.

Lição 2

O termo papa salgada não é mais utilizada por dar a entender que deve conter sal na preparação, o que não é verdade. Portanto, passou-se a utilizar o termo papa principal para as papas do almoço e jantar.

Esclarecido isso, já podemos falar dos alimentos que DEVEM compor a papa principal dos pimpolhinhos famintos!

A refeição do bebê, como a de qualquer outra pessoa, deve ser composta por UM alimento de CADA grupo alimentar listado a seguir:

1- Grupo das proteínas animais

Deste grupo fazem parte as carnes de boi (incluindo as vísceras, como o fígado), frango, porco (culturalmente não é comum, mas é fonte de proteína animal e quando BEM COZIDA, não há problema), peixe (sem espinhos, claro) e ovo (clara e gema).

2- Grupo das proteínas vegetais

Conhecidas também como leguminosas são os feijões em geral (carioca, preto, branco, fradinho, jalo, roxo), lentilha, ervilha, grão de bico, soja.

3- Grupo dos carboidratos

Arroz, macarrão, batatas, mandioquinha, cará, inhame, mandioca. Como deve ser UM alimento de cada grupo, nada de colocar arroz e batata na mesma papa, ok? Ou macarrão e batata. É UM de cada grupo para ficar sem excessos ou escassez de nutrientes.

4- Grupo das verduras (folhas)

Alface (qualquer tipo, e cozido sim! Nenhum problema nisso, ok?), rúcula, espinafre, acelga, repolho, escarola, chicória, almeirão, couve (manteiga ou bruxelas), agrião, alho poró. Resumindo: folhas.

5- Grupo dos legumes

Abobrinha, berinjela, cenoura, beterraba, abóbora, brócolis, couve-flor, vagem, quiabo, chuchu, jiló, maxixe, tomate. O que não é folha, é desse grupo.

6- Grupo das gorduras

Óleos e azeite. Adicionar (um fio) ao final, já quando está servido no pratinho.

Pronto! Agora é só escolher UM DE CADA GRUPO e preparar a papa principal, amassando com o garfo, sem sal e de preferência separados.

Entenderam que não é para ser um sopão só com legumes, caldo da carne e caldo de feijão? É um de cada, completinho, amassadinho (se for o método escolhido).

Vale lembrar que no início o bebê vai comer MUITO POUCO, quase nada.

Tenha paciência e continue mantendo esta composição para o resto da vida!

Sempre procure um profissional para orientação nutricional.

Beijoooos!

Curtam a matéria, acessem o instagram @os1000dias =]

Commenti


© 2017 por Os 1000 Dias. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page